Trocar de contabilidade é uma prática garantida por lei, mas que gera certa desconfiança em algumas pessoas. No entanto, iniciar esse processo de transição pode significar bons frutos para o seu negócio, conquistando uma nova força de trabalho. A troca de contabilidade não deve ser evitada por questões de costume.
Continuando, é muito comum que empresas acabem seguindo nas atuais contabilidades por costume de tempo ou os donos pensarem ser algo difícil. Diferente disso, esse processo pode alavancar os ganhos de uma empresa, por meio de novas análises em relação a questão tributária, por exemplo.
Falando pelo lado do contador, se não houver débitos pendentes ou processos em trânsito, ele deve acatar com a decisão. Além disso, a confidencialidade de seus dados e documentos seguirá igual, devendo o contador fornecer o suporte necessário para concluir as tratativas rescisórias.
Trocar de contabilidade é uma decisão importante e pode advir de motivos diferentes, específicos esse para cada caso. Os motivos mais recorrentes são aqueles ligados a transtornos causados indevidamente, seja pecuniário ou não.
Não é necessário que o ano fiscal seja finalizado para que a troca seja feita. Assim sendo, com a documentação correta e todos os trâmites liberados, você pode fazer a troca. Todo esse processo envolve também o CRC – Conselho Regional de Contabilidade.
Sempre que fazemos mudanças em nossas empresas, devemos melhorar pela melhora dos processos. Trocar de contabilidade também representa melhora em diversos aspectos, por isso se faz importante cuidar bem da sua escolha.
Em primeiro lugar, deve-se decidir pela escolha da contabilidade ideal. É importante prezar por empresas ligadas ao mundo digital, nas quais o dinamismo é maior. A melhor maneira de escolher, é fazendo contato pessoal e entendendo todas as possibilidades.
Com a decisão, mantenha o relacionamento com sua contabilidade e peça apoio nos processos, sempre prezando pelo sigilo das informações.
Como sabemos, a troca não precisa ser anual, você pode optar a melhor data para a sua empresa fazer a troca. Com isso, é interessante finalizar as operações com a contabilidade no fim do mês, junto dos fechamentos contábeis.
No momento da decisão, é importante que você já esteja alinhado com a nova contabilidade. É importante que o atual contrato seja lido e analisado, para que o comunicado seja feito com segurança. O relacionamento com a nova contabilidade deve ser iniciado antes mesmo de formalizar a troca, garantindo assertividade.
Juntar os documentos necessários é também uma atividade pela qual seu novo contador pode ajudar, utilizando sua experiência. Para isso, nós da Consulesp estamos prontos para atender a sua empresa, oferecendo soluções em contabilidade para que você não tenha preocupações desnecessárias! Entre em contato.