Quais impostos uma empresa de TI paga?

Vivemos em dos países que mais cobra impostos por serviços e produtos. Dessa forma, cada empresa deve pagar impostos conforme a atividade que exerce. Sendo assim, quais impostos uma empresa de TI paga?

Você saberá tudo sobre isso agora. Vamos mostrar quais taxas e tributos serão cobrados de sua empresa.

Quais impostos uma empresa de TI paga?

Por ser uma atividade relativamente nova, às tributações em relação a empresas de TI ainda deixam dúvidas. Então, por exercerem a atividade de desenvolver softwares, isso se enquadra como produto ou serviço?

Afinal, quais impostos uma empresa de TI paga? Para a melhor compreensão, estão listados abaixo os principais impostos que devem ser pagos por empresa do segmento de TI:

Verifique quais as porcentagens de tributos serão cobrados para a sua empresa.

Qual é a alíquota do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ?

É pago e calculado de forma trimestral sobre uma base de cálculos, com alíquota de 15% sobre o lucro real da sua empresa.

O que é a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)?

É um imposto federal que incidente sobre a receita da empresa. Assim, ele financia a assistência social e a saúde, além da previdência social.  Calculado a partir de todas as notas fiscais emitidas na prestação de serviços.

Dependendo do tipo de tributação da sua empresa, terá taxas diferentes. Então, se for pelo Lucro Real, será de 7,6% e, mas se for pelo Lucro Presumido, será de 3%.

Devo pagar o PIS ou PASEP?

De fato, esses tributos devem ser pagos porque são eles que financiam o abono salarial e o seguro-desemprego. O benefício é concedido aos trabalhadores que tenham mais de 5 anos de carteira assinada e que recebem até 2 salários mínimos.

Por fim, no Lucro Real e no Presumido as alíquotas variam entre 1,65% e 0,65% respectivamente.

Quanto será pago de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)?

Em casos onde a prestação de serviço inclui o fornecimento de produtos, este imposto nacional é cobrado. Se a atividade da empresa estiver incluída na lista do ISSQN, está isenta de pagar este tributo, mas deverá pagar o ISS.

O que é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)?

Esta tributação tem como base o lucro líquido de notas fiscais de mercadorias. Além disso, incide em notas de serviços. Aliás, é responsável por financiar a seguridade social. Para pessoas jurídicas, geralmente representa 9% e tem como referência a tributação de lucro utilizada no IRPJ.

Quando uma empresa de TI paga de Imposto Sobre Serviços (ISS)?

É um imposto municipal incidente sobre quase todas as prestações de serviços, através das notas fiscais emitidas. Conforme o município e o tipo de serviço prestado, as alíquotas variam entre 2% a 5% sobre o valor do serviço. Além disso, o sistema tributário influência no valor desse imposto.

Busque ajuda da Consulesp

Para encontrar a melhor forma de pagar as tributações e ainda conseguir economizar, tenha especialista ao seu lado. A Consulesp pode ajudar a verificar se sua empresa está pagando corretamente todos os impostos. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online