Imposto de renda

Entendendo o que é e para que serve o Imposto de Renda

Até 1922, tanto o Brasil, quando diversos outros países da América do Sul eram considerados verdadeiros paraísos fiscais, principalmente para empresas, por não possuírem um tributo em cima da renda da população.

Contudo, neste mesmo ano, após diversos debates e a percepção da necessidade de financiamento público nas áreas de saúde, educação e também no desenvolvimento urbano em geral, que o Imposto de Renda foi implantado.

O Imposto de Renda é um tributo de cunho federal e, desde 1968, passou a ser controlado pela Receita Federal, que tem como papel fiscalizar e impedir fraudes no sistema.

Quem é tributado?

Estão incluídos na tributação do Imposto de Renda as pessoas físicas (IRPF) e as pessoas jurídicas (IRPJ).
Para as pessoas físicas, o Imposto de Renda atinge não apenas o salário mensal, mas também outros ganhos, como aluguéis, aposentadorias, prêmios de loteria, entre outros. Porém, é preciso estar atento: trabalhadores, aposentados e pensionistas que recebem mensalmente um valor igual ou menor que R$ 1.903,98, não precisam declarar, mas se desejarem, pode.

Para quem recebe além do valor citado acima, a cobrança do imposto será feita diretamente na folha de pagamento. Deste modo, o seu salário ou a sua PLR (participação nos lucros e resultados) já são depositados com o desconto do tributo.

Declarando o Imposto de Renda

Para as pessoas físicas, a cobrança do Imposto de Renda é realizada de maneira progressiva. Ou seja, quanto maior a sua renda, maior será o valor destinado à Receita Federal.

Para saber qual é o desconto do seu salário no contracheque, existe uma tabela que auxilia e mostra os valores certos a serem tributados de acordo com o valor do seu pagamento.

Não é somente preencher o programa. O profissional precisa conhecer o Decreto 9580/2018, pois é ele bem como outras legislações, que fornecem a base do conhecimento para fazer a declaração do imposto de renda 2019 com segurança.

Somos obrigados a nos orgulhar que em mais de 20 anos nenhuma declaração feita por nós ficou em malha fina.

Faça o seu Imposto de Renda para Pessoa Física na Consulesp

Na Consulesp, você tem o seu Imposto de Renda 2019 entregue com segurança e com atendimento da seguinte forma:

Entre em contato conosco, escolha o plano mais adequado para você e pronto! Só espere o nosso retorno para solicitarmos os documentos necessários e tenha os resultados diretamente no seu WhatsApp ou no seu e-mail.

Além disso, a Consulesp também oferece serviços de contabilidade para músicos, empresas de TI, representante comercial, transportadoras, médicos, PJ e Youtubers!

Para mais informações, entre já em contato com a gente.

Simples, rápido e barato.

Solicite um contato

Segmentos que atendemos