Abertura de empresa: quantos sócios posso ter?

Na abertura de empresa, alguns pontos devem ser analisados antes de abrir um negócio, principalmente no tocante ao tipo de sociedade empresarial. Evidencia-se isso, pois, uma pessoa física que abre sociedade EIRELI, por exemplo, deverá ser a única sócia da empresa.

Com o passar do tempo, a burocracia para abertura de empresas vai sendo reduzida e o governo atua sempre com novas iniciativas. Assim sendo, vale ressaltar que atualmente em menos de uma semana você pode estar com seu negócio apto para iniciar as atividades.

Quantos sócios posso ter na abertura de uma empresa?

Uma sociedade empresarial possui variações no nosso espaço territorial e algumas delas são específicas por profissões. Assim como nas Sociedades Limitadas Unipessoais, pode-se iniciar com um cidadão apenas e como as demais, não há limite máximo restritivo para tal.

Esse fato permite que as empresas possam se adequar as suas necessidades prioritárias. Para sócios familiares, geralmente tem-se menos sócios, já aquelas que necessitam de muitos recursos podem agregar mais pessoas.

Conheça os tipos de sociedade que possuímos no Brasil:

Em Comandita Simples;

Essa última, mais conhecida como S/A, pode ser aberta ou fechada, variando de companhia para companhia.

Como abrir uma empresa?

O processo de abertura, por sua vez, inicia através das solicitações necessárias junto à Receita Federal do Brasil e Junta Comercial do respectivo estado. Seguindo, em posse do seu CNPJ e demais registros iniciais, o contato deve ser com a prefeitura do município em que a empresa ficará.

Para sociedades, devemos destacar que se faz necessário Contrato Social ou Estatuto Social. Assim, essa etapa é extremamente importante, ela define cláusulas a serem seguidas, por isso, a ajuda de um contador faz-se indispensável.

Conseguinte, você deve analisar a necessidade de outros alvarás, esses específicos para cada negócio, variando com a atividade de negócio praticada. Os alvarás não são únicos, algumas empresas necessitam de vários e podemos exemplificar como: licenças da vigilância sanitária, ambiental, bombeiros e até mesmo policial

Prazos para abrir uma empresa

Para abrir uma empresa, é necessário aguardar que os órgãos realizem os procedimentos necessários e eles devem respeitar os prazos legais. Aliás, no momento da abertura, esses prazos podem variar de acordo com a atividade empresarial, bem como com o seu porte e os alvarás necessários.

No Brasil, a criação de uma empresa por completo tem prazo médio de uma semana e o governo promove a cada ano melhorias para agilizar. Mas, em alguns casos, dependendo do negócio, é possível criar uma empresa e torná-la apta em até 48 horas, visto que certas etapas podem acontecer simultaneamente.

Para que o processo ocorra da melhor forma, bem como de maneira ágil, conte conosco da Consulesp e tenha o melhor suporte. Temos experiência em atuação com empresas de todos os portes e setores da economia, nos contate através de nosso site.

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online