Pontos a avaliar antes de contratar novos funcionários

Os funcionários estão cada vez mais sobrecarregados e são raras as empresas que contratam novos empregados. Para se ter uma ideia, antigamente os jornais contavam com fotógrafos, motoristas e jornalistas, hoje em dia um profissional faz tudo isso. As empresas querem cada vez mais lucros. Mas, existem pontos positivos em novas contratações. Aqui vamos explicar o que avaliar durante este momento.

Quando contratar um novo funcionário?

Não é fácil saber o momento para fazer novas contratações de colaboradores e o RH pode contribuir com isto. O cenário econômico deve ser levado em consideração, assim como as vendas que estão sendo feitas pela empresa. A entrada de um novo funcionário, dando resultados ou não, terá impacto financeiro.

Existe recurso financeiro para a contratação?

Dependendo do regime tributário adotado pela empresa, a contratação de um funcionário pode ser 60% maior do que é pago com o salário. Além disso, é preciso levar em consideração as justificativas para essa contratação, e se ele irá trabalhar de maneira integral ou fixa. O funcionário novo deve contribuir para os avanços do negócio e ser parte da estratégia de crescimento.

Outras alternativas para a função

Antes de fazer a contratação é necessário analisar se a função não pode ser desenvolvida por outro profissional que já faz parte do quadro de funcionários. Outra alternativa é terceirizar as atividades, o que pode ser mais barato e garantir a mesma qualidade no serviço.

Existe espaço físico para o novo contratado?

Outro ponto a ser levado em consideração é a estrutura física da empresa. A contratação de um novo colaborar trará aumento nos salários, e ele terá que ter um ambiente para desenvolver as atividades na qual foi contratado. A estrutura física deverá estar de acordo com as exigências, ou a nova contratação não ajudará no desenvolvimento dos negócios.

A contratação certa

Não adianta apenas contratar por contratar, é preciso encontrar a pessoa certa para a função certa. Isso pode ser definido por meio de uma reunião entre os executivos ou diretores da empresa. O novo funcionário deverá estar de acordo com a empresa e ser proativo. Durante as entrevistas, pergunte o que o candidato imagina da vaga disponível.

Entrevista rigorosa

A entrevista é uma das partes mais importantes ligadas a contratação de novos funcionários. É interessante já ir com uma base de perguntas definidas, que deverão ser feitas para todos os candidatos interessados na mesma vaga. Uma dica é convidar funcionários para participar deste procedimento, já que eles conhecem bem o assunto abordado.

Não erre na contabilidade de sua empresa

A contratação de novos funcionários poderá mexer com a estrutura financeira de sua empresa. O pagamento dos impostos de maneira correta e dos direitos trabalhistas é fundamental para garantir a saúde financeira do negócio. Ter um escritório de contabilidade como parceiro é necessário.

A Consulesp oferece serviço para empresas dos mais variados segmentos. Entre em contato e saiba como poderemos te ajudar.

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online