10 dicas para Home Office

Para impedir que seus serviços sejam totalmente paralisados durante a pandemia de Covid-19, ou do Novo Coronavírus, diversas empresas passaram a adotar o home office. Assim, os colaboradores podem executar todas as suas funções sem sair de casa.

1 – Lista de tarefas

Se você é empreendedor e está pensando em adotar o home office nesse período, então tenha uma lista de tarefas, para passar a todos os colaboradores. Assim, eles poderão trabalhar de maneira coordenada e planejada.

2 – Defina horários

Embora os colaboradores estejam em casa, eles precisam cumprir horários. Então, é possível fazer um acordo com eles, para determinar se manterão a mesma rotina e ou se podem fazer adaptações.

3 – Ferramentas interessantes

Com o objetivo de manter uma boa produtividade e de controlar o que a equipe está fazendo, podem ser utilizadas algumas ferramentas, como o Trello, o Slack e até mesmo o WhatsApp.

4 – Respeite as pausas durante a jornada

O empreendedor precisa saber respeitar as pausas durante a jornada de trabalho. Ou seja, a hora do almoço, por exemplo, precisa ser cumprida.

5 – Sugira escritórios

Sugira para seus colaboradores escritórios em lugares apropriados. Quando as pessoas não possuem um bom ambiente de trabalho, os resultados não são os mesmos.

6 – Compartilhe o seu trabalho

Às vezes é legal enviar fotos da mesa de trabalho, do horário do almoço ou mesmo ficar no jardim durante as reuniões. São pequenos gestos que dão mais senso de humanidade para esse momento.

7 – Reuniões

Essa pode não ser uma prática comum na sua empresa, mas em tempos de Coronavírus, as reuniões se tornam mais importantes. Dessa forma, elas não precisam ser realizadas de maneira presencial, é possível fazer tudo pela internet.

Se possível, passe todas as informações sobre a reunião por e-mail ou pelo grupo de WhatsApp e em seguida faça a conversa por plataformas digitais. Zoom Meetings, Skype, Google Hangouts, GoToMeeting são algumas opções.

8 – Tenha uma boa comunicação

A equipe deve ter uma boa comunicação entre si. Isso pode ser mantido por e-mail, chat, vídeo e chamadas. Se você é empreendedor, esteja sempre disponível para a equipe.

9 – Backup em nuvem

Com o trabalho sendo realizado de casa, ter o backup em nuvem é importante, assim nenhum dado será perdido. Quer evitar riscos? Garanta o backup em nuvem.

10 – Paciência e empatia

É preciso ter calma no momento da implantação do home office. Pode ser que no primeiro dia as coisas não aconteçam 100% bem. Com paciência, tudo vai se ajeitando nesse período delicado. Lembre-se que é uma nova experiência para toda a equipe e que por isso é fundamental ter calma.

Se você ainda tiver ficado com alguma dúvida em relação ao home office, entre em contato agora mesmo, a Consulesp tem profissionais capacitados para responder todas as questões.

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online