5 dicas para uma empresa em crise

De tempos em tempos a economia brasileira sofre com graves crises. Aliás, isso já virou rotina e não traz nenhum benefício para os empresários, pelo contrário. Por isso, preparamos esse guia com 5 dicas para uma empresa em crise, permitindo que possa se manter ativa e voltar com tudo dentro de pouco tempo.

1 – Adequar produção e planejamento

Durante uma crise econômica, como essa provocada devido a Covid-19, é normal que as buscas por produtos sejam reduzidas. Dessa forma, os que mais sofrem são os pequenos empreendedores, já que não possuem um capital de giro dos mais elevados e dentro de pouco tempo enfrentam problemas.

Assim, é fundamental que os empreendedores montem uma estratégia de crise, como se fosse um plano de negócios. A partir disso, será preciso traçar ações claras e energéticas, para que a sua empresa possa sobreviver a esse momento conturbado.

2 – O que fazer com os empregados?

Os empreendedores têm algumas possibilidade em relação ao que devem fazer com os funcionários durante a crise. Assim, é possível que passem a atuar em home office, que recebam férias ou que utilizem o banco de horas, o pior cenário é a demissão.

Agora durante a pandemia de Covid-19, foi autorizado que os empreendedores avisem seus colaboradores com apenas 48 horas de antecedência em relação ao início do período de férias.

3 – Os bancos colaboram

Conforme anúncio feito pela Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, as cinco maiores instituições financeiras do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander prorrogarão por 60 dias os vencimentos de dívidas de seus clientes, sejam pessoas físicas, ou micro e pequenas empresas.

4 – É uma boa investir em vendas online e delivery

Se a sua empresa ainda não trabalha com o sistema de vendas online, está perdendo uma ótima oportunidade. Obviamente que isso não pode ser adotado por todos os segmentos empresariais, mas por muitos deles. Então, que tal abrir um e-commerce e começar a vender pela internet?

Além disso, o sistema de delivery é outro que apresenta bom crescimento durante os períodos em crise. Dessa forma, as pessoas fazem seus pedidos e recebem em casa, algo muito comum no mercado alimentício.

5 – Corte de gastos

Durante uma crise é fundamental cortar todos os gastos desnecessários. Não tem jeito, é preciso economizar dinheiro, para que a empresa continue funcionando bem. Uma empresa em crise não pode se dar ao luxo de ter gastos como o serviço de TV paga, por exemplo.

Aliás, esse item atua junto com o planejamento, onde devem ser revistos todos os gastos mensais com a operação da empresa. Desse modo, ficará mais fácil para cortar o que é supérfluo.

Se a sua empresa precisa de algum serviço relacionado com contabilidade, saiba que a Consulesp pode ser sua parceira nesse segmento. Aliás, somos especialistas em RH. Entre em contato agora mesmo e peça um orçamento!

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online