Sem dúvidas, abrir uma empresa pode ser uma tarefa difícil e se você se encontra nessa posição em algum momento se deparará com o termo “capital social”. Inclusive é importante saber bem como definir o capital social da sua empresa.
Então como este é um dos passos para que a empresa comece sua atuação dentro de todas as normas, preparei esse artigo para ajudar você nessa questão. Por isso, continue a ler para saber mais.
Sem dúvidas, todo o processo de abrir uma empresa é muito trabalhoso. Por isso, muitas pessoas ainda não sabem ao certo como definir o capital social. Contudo, este é um dos itens básicos pedidos para que uma empresa esteja dentro do ponto de vista jurídico.
Então, para você entender como definir o capital social de uma empresa, primeira precisa entender, afinal, é o que é isso e para que serve.
O capital social de uma empresa é o valor investido por cada um dos sócios para começar um negócio, seja em bens financeiros, materiais ou imateriais. Este valor deve ser registrado no contrato social da empresa.
O valor arrecadado neste momento de abertura é usado para arcar com os custos de infraestrutura, por exemplo. Além disso, vai até mesmo a coisas como comunicação, transporte etc. Ou seja, tudo o que estiver ligado às necessidades de sustentação da empresa.
Então, o capital social deve ter os pontos a seguir:
Por isso, para definir o capital social de uma empresa, é preciso calcular a quantia necessária para começar o negócio. Além de contar com o tempo até que a empresa comece a lucrar.
Então de acordo com o Sebrae a recomendação é:
Dessa forma você irá definir o capital social da sua empresa.
Contudo, também é importante saber que cada tipo de negócio tem regras diferentes em relação a definir o capital social. Ou seja, algumas modalidades descrevem que é preciso um valor mínimo X para começar. Menos no caso de MEI.
Resumindo, definir o capital inicial pode parecer ser algo bem complicado, mas não tem muito segredo. No entanto, se você quiser um serviço especializado, o processo pode ser bem mais simples. Por isso, recomendo que conheça a Consulesp, uma empresa de contabilidade especializada em empresas.
A Consulesp existe para resolver o seu problema!