Comissão de funcionários: como calcular?

Existem alguns cuidados que devem ser seguidos para que o cálculo da comissão dos funcionários seja o valor correto. Eles não devem ganhar muito, mas também não devem ganhar pouco. Esse benefício servirá de incentivo para os colaboradores e provavelmente as vendas da sua empresa vão aumentar.

O que é comissão de funcionários?

A comissão de vendas ou comissão de funcionários nada mais é do que um percentual do valor obtido com a venda de um determinado produto, repassado ao vendedor que atendeu o cliente. A comissão de vendas ajuda a motivar os vendedores, que provavelmente irão realizar os atendimentos com mais disposição, de olho nos ganhos que podem vir a ter.

Calcule o percentual de comissionamento

A comissão não pode ser exagerada, acabando com os lucros. Normalmente a comissão fica em torno de 2,5% até 8%. As vendas mais demoradas podem pagar mais para os funcionários.

Se a venda é referente é uma receita paga mensalmente, como seguro, a porcentagem poderá ser fixa ou então começar em 50% e ir reduzindo a cada mês. É importante combinar antes com os vendedores.

Defina data de pagamentos

Para evitar problemas, é importante definir datas corretas de pagamentos. É importante destacar se o dinheiro será entregue junto com o salário ou então no momento que a nota fiscal for emitida. O mais indicado é disponibilizar o dinheiro para o funcionário no mês seguinte. O empresário ainda deverá tomar cuidado com os encargos tributários.

Quais vendas serão validas?

É fundamental definir quais tipos de vendas serão contabilizadas para as comissões. Em alguns casos o cliente pode comprar, mas não realizar o pagamento, vale ou não vale? Se a mercadoria adquirida foi devolvida, a comissão deverá ser anulada. Existem ainda vendedores que não auxiliam os clientes, mas ficam com a comissão, então é bom tomar cuidado.

Não confunda os vendedores

As vendas feitas devem ser somadas de maneira individual, por isso é importante ter um controle adequado, algo que pode ser realizado por uma empresa especializada em finanças. Isso poderá ser feito com programas específicos, ou então por meio de planilhas. Não confunda os vendedores e entregue as comissões corretamente.

Fique de olho nos lucros

Se o funcionário realizou vendas de R$ 20 mil em um mês e a comissão dele é de 5%, então ganharia R$ 1 mil. É só calcular 20.000 x 0,05, que é igual a 1.000. O cálculo será este também para outros valores e porcentagens, é só mudar os números.

Quer saber mais sobre finanças empresariais?

Muitos empreendedores não sabem administrar o dinheiro que recebem com a venda de mercadorias e acabam tendo lucros menores do que poderiam. A comissão de funcionários é apenas um destes exemplos. Se você quer ampliar os lucros do seu negócio, entre em contato agora mesmo com a Consulesp e tire as suas dúvidas. Solicite um orçamento e conheça novas opções de administração.

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online