Como abrir uma Empresa Júnior?

O sonho de abrir uma empresa é frequente em grande parte da população brasileira. Se ver livre de uma rotina viciosa e conseguir trabalhar em seu próprio ritmo são alguns dos pontos que fazem com que a vontade de montar o próprio negócio esteja presente em muitas pessoas, principalmente em jovens.

Contudo, para os jovens universitários que possuem boas ideias de negócios, o mercado abre as portas através do que é chamado de Empresa Júnior. Atualmente, é comum que muitos empreendedores enxerguem com bons olhos e com carinho as propostas atribuídas à jovens, já que os resultados tendem a ser qualificados.

O que é uma Empresa Júnior?

Uma empresa caracterizada como júnior está inclusa na categoria de Associação Civil sem Fins Lucrativos. Ou seja, trata-se de um projeto gerido e alimentado por alunos matriculados no ensino superior ou técnico de suas devidas universidades.

O principal objetivo de uma Empresa Júnior é incentivar que os alunos coloquem em prática os seus aprendizados de sala de aula, além de também possibilitar que eles desenvolvem a criatividade através de projetos próprios e únicos, que visem, principalmente, o bem-estar social e econômico do país.

Como essa ideia funciona?

No geral, as Universidades e os professores são os responsáveis por incentivar os alunos a irem atrás desse tipo de projeto.

Em uma Universidade organizada e que consiga dar suporte aos interessados através de plataformas e orientadores, colocar em prática essa ideia é um pouco mais simples – mesmo que ainda haja a necessidade de ter um planejamento impecável.

Como faço para abrir uma Empresa Júnior?

Antes de entrar com todas as papeladas, é necessário que haja uma equipe realmente comprometida com o projeto.

Acompanhado com a equipe, deve haver um professor que servirá como orientador de todo o procedimento. Isso é necessário, já que se trata de um projeto universitário criado por alunos, que muitas vezes não têm noções a respeito dos caminhos que devem seguir.

Posteriormente, os universitários deverão documentar em um passo a passo quais são as suas pretensões com o negócio, quais são os membros da equipe, a quantia disponível para conseguir efetuar o plano e também o auxílio que deve ser oferecido por parte da Universidade.

Outro ponto muito importante é documentar as fontes de renda que serão utilizadas na empresa. É comum que esse tipo de projeto seja alavancado por meio de doações, que por sua vez podem governamentais ou não governamentais. Alguns exemplos são:

Vantagens em abrir uma Empresa Júnior

Empresas desse tipo são ótimas oportunidades para que jovens tenham maior noção sobre o empreendedorismo de uma forma menos complicada e mais didática. Trata-se de uma maneira de ingressar no mercado de trabalho tendo uma grande responsabilidade, que pode vir a dar frutos no futuro.

Afinal, se bem administrada, uma Empresa Júnior pode se transformar em uma empresa formal e registrada em alguns anos – o que a torna um bom meio para se ter o próprio negócio.

Solicite um contato

Categorias

Serviços