Quem tem pouco dinheiro para abrir uma empresa, mas conta com um projeto interessante, pode se dar bem com o estilo startup. Neste modelo de negócio é possível captar recursos de investidores para fazer o projeto decolar. Aqui vamos ensinar como abrir uma startup da maneira correta e evitar problemas financeiros no futuro.
Você tem uma ideia inovadora? Então poderá abrir uma startup. Este tipo de empreendimento busca o crescimento rápido e vem ganhando destaque no mundo dos negócios. Startups são empresas emergentes que oferecem um modelo de negócio definido, sendo que na maioria das vezes são relacionadas com serviços de tecnologia.
O primeiro passo para abrir uma startup é ter uma ideia revolucionária, não adianta fazer algo que já existe. Além disso, é preciso que o projeto tenha capacidade de crescimento rápido. Em alguns casos a ideia original pode ser lapidada e se tornar ainda mais atrativa. O Business Model Canvas pode lhe ajudar nesta etapa.
Não é só ter a ideia, é preciso conhecer o nicho que irá investir e isso será possível por meio de estudo. É interessante conhecer o serviço que será oferecido e os consumidores. Conversar com empreendedores do mesmo segmento é uma boa opção para ficar por dentro do assunto. Eles até podem se interessar pelo projeto.
A startup será movida por investidores, mas é preciso tomar muito cuidado com o descontentamento que poderá existir entre os sócios. O idealizador do modelo de negócio terá que fazer boas escolhas e registrar tudo em contrato. Na busca por investidores, poderá encontrar entidades incubadoras e aceleradoras, que injetarão dinheiro no empreendimento.
Não formalizar o negócio fará com que a startup comece mal. Faça o certo e evite problemas no futuro. A abertura de uma startup é semelhante à de outras empresas, com a criação de um CNPJ e o registro em órgãos fiscais, como a Receita Federal, Junta Comercial e prefeitura.
Antes mesmo da abertura da startup é interessante que o criador tenha parceiros ao seu lado, que possam orientar na parte jurídica e contábil. O contador poderá auxiliar na escolha do regime tributário, fazendo com que os gastos com impostos sejam menores. Os advogados poderão orientar em relação a assinatura de contratos.
Ok, ok. Explicamos os principais passos para a abertura de uma startup, mesmo assim não é fácil fazer sozinho e o ideal é ter o amparo de quem já é experiente no assunto. A Consulesp trabalha com contabilidade, dos mais variados tipos de empresas e está pronta para ajudar quem está chegando agora no meio do empreendedorismo. Você pode entrar em contato ou solicitar um orçamento e então tirar as suas dúvidas sobre startups.