Como fechar ou encerrar uma empresa

O Brasil é conhecido como um dos países mais burocráticos do mundo, principalmente para empresas.

Abrir uma empresa é um procedimento que requer paciência. E fechar ou encerrar uma empresa não é diferente: são necessários uma série de documentos e comprovações legais. Só assim o encerramento do negócio poderá ser reconhecido pelo Governo e pelas instituições bancárias.

O que deve ser feito?

Antes de mais nada, é preciso saber se há alguma pendência fiscal em nome da empresa. Desse modo, é preciso que os sócios se reúnam para realizar a assinatura da ata de encerramento. Para isso, é preciso que seja nomeado um responsável, que irá fiscalizar todas as finanças até o encerramento do negócio.

Além disso, também é importante checar se a empresa tem qualquer tipo de pendência previdenciária, mesmo se ela não tiver funcionários. Às vezes pode haver algum tipo de problema relacionado ao débito da Previdência, portanto é importante checar. Se tudo estiver de acordo, é possível solicitar uma Certidão Negativa de Débito no próprio site da Previdência Social.

Após isso, deverá ser elaborado o que é chamado de Distrito Social. Trata-se de um documento que confirma a dissolução da sociedade e, posteriormente, da empresa.

É importante que no Distrito Social sejam especificados os motivos que levaram ao fechamento da empresa. Também é necessário que haja o patrimônio total da companhia detalhadamente, assim como a divisão dos bens dela. Todos os sócios devem assinar. Se haver algum conflito interno, ele deve ser resolvido na Justiça.

Por que os trabalhos da Consulesp são importantes?

Talvez encerrar uma empresa seja mais difícil e detalhado do que abrir uma empresa. Por isso, ter o auxílio de uma empresa de contabilidade especializada e totalmente competente como a Consulesp, é de extrema importância.

Nós contamos com profissionais que estão completamente preparados para te atender da melhor maneira possível e facilitar os sistemas burocráticos que temos em nosso país.

Além disso, a Consulesp oferece para você atendimento completamente virtual, para que todos os processos sejam ainda mais eficientes. Para obter mais informações, entre agora mesmo em contato com os nossos atendentes!

Solicite um contato

Categorias

Serviços