Como gerir banco de horas de funcionários

Quando o trabalhador cumpre a quantidade de horas combinadas pela CLT ele pode ir para casa ou então fazer hora extra. Essas horas extras podem ser pagas ou então contadas como banco de horas. Aqui vamos explicar os detalhes deste mecanismo utilizado por muitas empresas.

Como funciona o banco de horas?

Todas as horas acumuladas no banco possuem duração de 1 ano, período que pode ser renovado. Se o prazo for vencido, elas devem ser pagas no estilo hora extra. É importante cuidar da gestão do banco de horas, porque é necessário ter todos os registros de que o trabalhador cumpriu seu expediente.

Caso a empresa não possua um sistema de controle adequado, poderá sofrer com ações trabalhistas. Com o banco de horas será possível compensar as horas extras devidas. É uma forma do empregado pagar um dia que faltou ou então tirar uma folga se trabalhou mais do que era exigido.

O que diz a legislação?

Conforme a Constituição Federal, as jornadas de trabalho devem ser de 8 horas diárias e de 44 horas semanais. Em caso de turnos ininterruptos, são no máximo 6 horas sem parar. A partir disso, a hora extra remunerada deve ser 50% maior do que a hora normal.

Só que nem sempre estas horas a mais precisam ser pagas. A empresa pode contar com um banco de horas, assim o trabalho além da conta pode ser pago com folgas ou redução da jornada em alguns dias.

É importante cuidar do banco de horas

Uma empresa organizada tem um banco de horas organizado. Dessa forma será possível saber os funcionários que tem trabalhado até mais tarde. É ainda uma forma do empreendedor entender como está caminhando a produção, sendo que horas extras não são um bom sinal. É melhor repensar e colocar mais funcionários.

A gestão do banco de horas

A gestão do banco de horas é uma das responsabilidades do setor de RH. É essa parte da empresa que calcula os gastos e os pagamentos a serem realizados. É ainda este setor que determina qual deve ser o regime seguido, com acumulo de horas ou pagamento de horas extras.

Planilhas são importantes

A maioria das empresas adota planilhas para fazer os cálculos do banco de horas. Porém, nestes casos as informações são colocadas manualmente. Devem trazer informações sobre a carga horária de cada funcionário, hora de entrada e saída, adicionais, e a relação de horas trabalhas menos horas descontadas.

A gente cuida da questão para você

Se você não tem paciência para lidar com a questão de hora extra ou banco de horas, o melhor a fazer é contratar uma empresa que possa prestar os serviços de RH para o seu negócio. E a Consulesp é especialista neste tipo de serviço.

Trabalhamos desde a abertura de empresas até a definição do regime tributário e o recolhimento de impostos. Solicite um orçamento e entenda como podemos ajudar.

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online