No país, a carga tributária é uma das maiores a nível mundial. Há maneiras e medidas que as empresas podem adotar para garantir reduções em suas bases de cálculo tributáveis.
Conheça melhor o que é a carga tributária de uma empresa e como manter ou reduzi-la para diminuir o pagamento de tributos. As formas encontradas são através de medidas legais e planejamento tributário, que conduzem a uma redução do impacto causado por tributos nas atividades econômicas realizadas.
A carga tributária é um termo geral para todos os tributos recolhidos no país, atendendo as três esferas, sendo elas: União, estados e municípios. Além destas esferas, há também os recolhimentos ao Sistema S, que é a definição para o conjunto de organizações voltadas para as pessoas quanto a treinamentos pessoais, assistência social e consultorias.
A tributação no país (carga tributária) representa em média 35% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo este, conhecido por se tratar da quantidade de riqueza produzida em um país.
São diversas as maneiras pelas quais pode-se reduzir a base de cálculo na sua empresa, porém necessita de planejamento tributário adequado. Algumas atitudes são simples e essenciais para a melhora da situação.
O primeiro passo é organizar a empresa quanto ao cumprimento dos registros contábeis e financeiros, mantendo estes atualizados e em conformidade com a realidade do negócio. Conseguinte, é preciso encontrar o enquadramento jurídico correto, ou seja, o regime de tributação a ser escolhido e para isso, uma assessoria tributária é de grande relevância para garantir segurança junto a um planejamento tributário.
Ainda que seja comum, misturar contas pessoais com as da sua empresa não é uma prática segura, muito menos econômica, pois valores podem se confundirem e aumentarem a tributação. Atividades que não são as principais na empresa podem ser terceirizadas junto a empresários individuais e benefícios fiscais, quando adequados ao regime de tributação respectivo ou ao local do seu negócio, podem e devem ser utilizados até mesmo como maneira de aumentar a credibilidade.
O planejamento tributário tem grande importância em relação a redução da base de cálculo tributável. Esta ferramenta não é usada por todas as empresas, mas tem seu valor reconhecido, pois é através dele que se faz o estudo e a gestão acerca do pagamento de tributos e maneiras legais de reduzi-los, seja perante outras empresas ou as três esferas governamentais.
Para não haver riscos fiscais, indica-se a toda empresa ou empresário que desejam aumentar o saldo positivo do seu fluxo de caixa, procurarem assessoria contábil e tributária, as quais profissionais especializados conseguem visualizar a situação de cada caso.
A Consulesp é desta área, permitindo um planejamento tributário adequado para cada empresa, seja qual for seu tamanho ou linha de atuação. Entre em contato e solicite um orçamento, vamos conversar.