Como terceirizar meu departamento pessoal

Decentralizar as atividades financeiras de sua empresa é uma boa saída para aumentar os lucros. Essa condição vale principalmente para as pequenas e médias empresas e que não possuem um local físico muito grande. Serviços de contabilidade terceirizados podem ser mais rápidos e seguros. Vale a pena apostar nisso? Saiba como funciona.

O que é departamento pessoal?

O departamento pessoal faz parte da organização de uma empresa, podendo ser interno ou terceirizado. É responsável por atividades específicas, ligadas a questões dos funcionários, como contratações, demissões e o pagamento dos salários. Em algumas empresas de menor porte o departamento pessoal pode nem existir e as tarefas serem feitas pelo contador.

Quando terceirizar o departamento pessoal?

A terceirização do departamento pessoal é uma opção para reduzir custos, diminuindo espaços e otimizando as operações. É ideal para as empresas de pequeno e médio porte, que não precisam ter funcionários trabalhando especificamente neste setor. Na maioria das vezes o proprietário lida com menos problemas quando terceiriza.

A folha de pagamento poderá ser uma responsabilidade da empresa de contabilidade. Geralmente as empresas terceirizadas possuem profissionais capacitados para realizar os serviços de maneira adequada. Os pagamentos podem ser acertados entre as partes, garantindo vantagens para os contadores e para a empresa interessada no serviço.

Quais são as vantagens da terceirização?

Manter um RH interno é mais caro do que contratar uma empresa de contabilidade que trabalha apenas neste setor. A eficiência dos serviços tende a aumentar, já que as empresas deste segmento na maioria das vezes têm funcionários gabaritados. O potencial de expansão dos serviços prestados é outro fator que tende a evoluir com esse tipo de contratação.

Quais serviços podem ser terceirizados?

Diversas atividades desenvolvidas pelo departamento pessoal poderão ser responsabilidade de uma empresa terceirizada. O patrão poderá decidir se o serviço vai contar com todas as partes ou então será fragmentado. Folha de pagamento, administração de benefícios, recrutamento e seleção, e controle de ponto são algumas dessas tarefas.

Vale a pena terceirizar?

Para identificar se a terceirização vale a pena para a sua empresa, faça todos os cálculos, incluindo os gastos com o serviço realizado internamente e externamente. Se o seu negócio está crescendo rapidamente e novos funcionários são contratados com frequência, manter o departamento pessoal interno pode ser uma boa escolha. A qualidade dos serviços é outro fator para ser considerado.

Procure uma empresa confiável

Não é possível confiar todo o departamento pessoal da sua empresa para uma contabilidade descompromissada e sem experiência no ramo. O melhor é pesquisar e identificar a melhor alternativa, evitando dores de cabeça no futuro.

Conte com a Consulesp

Se você achou interessante as vantagens de contratar um serviço terceirizado para o departamento pessoal, a Consulesp é uma da melhores opções do mercado. São mais de 20 anos de experiência, oferecendo as melhores soluções na questão de RH. Para mais informações, é só entrar em contato para solicitar um orçamento completo.

Solicite um contato

Categorias

Serviços