Como trocar de contabilidade

Está pensando em trocar de contabilidade?

O contador é, sem sombra de dúvidas, o braço direito do empresário. Isso acontece porque um bom contador tende a auxiliar o empreendedor em pontos importantes de uma empresa, como a contribuição de impostos e meios legais de economizar a cada mês.

Contudo, nem todos os contadores podem ser considerados bom profissionais. Afinal, é uma profissão que precisa de atualização constante e capacidade de saber mexer com novas ferramentas online que surgem a cada dia.

Se o seu contador não está correspondendo as suas expectativas e você entende que ele não está contribuindo para fazer com que a sua empresa cresça ainda mais, talvez a melhor opção seja trocar de profissional.

É possível trocar a minha contabilidade?

Trocar a empresa de contabilidade do seu negócio pode ser uma tarefa simples. Entretanto, requer profissionalismo de ambas as partes para que brigas desnecessárias não aconteçam e acabem prejudicando os dois lados.

Para evitar que essas intrigas aconteçam, o Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução 987/2003, estabelece uma responsabilidade técnica a ser regulada e cumprida através de um Contrato (que será assinado com o novo escritório) e um Distrato (que irá envolver o antigo escritório).

O que é preciso saber para trocar o meu escritório de contabilidade?

Antes de mais nada, é preciso reler o Contrato que foi assinado com a sua atual empresa de contabilidade e ter certeza de todas as clausulas impostas nele. Desse modo, em caso de multa por quebra de contrato ou necessidade de aviso prévio, você não será surpreendido.

Além disso, você também precisa ter em mente qual será o seu próximo contador. Isso acontece porque a lei brasileira obriga que todas as empresas, independente do tamanho, tenham um escritório de contabilidade à sua disposição para auxílio.

Após ter tudo isso em mente, o próximo passo é comunicar o seu escritório. É preciso deixar claro que você tem a intenção de desistir dos serviços prestados pela empresa e avisar qual será o último mês em que os trabalhos serão realizados em conjunto.

Também é importante comunicar qual é o seu novo escritório de contabilidade, para solicitar os documentos e informações a respeito da sua empresa, que precisam ser passadas para o seu novo contador.

Depois disso, é imprescindível assinar o termo de Distrato. Nele, estarão especificadas as obrigações realizadas pelos dois lados, assim como a entrega de documentos referentes ao seu negócio.

Escolha uma contabilidade de confiança

Se você está trocando de contabilidade, é porque os serviços dos antigos profissionais provavelmente não te agradaram. Por isso, é importante escolher um escritório que esteja de acordo com as suas expectativas.

Na Consulesp, nós te auxiliamos no momento de troca de escritório e te orientaremos a respeito dos documentos necessários e, também, sobre as obrigações legais que ainda podem ser enviadas pelo antigo escritório.

Além disso, a Consulesp também oferece um serviço prático e instantâneo, que pode ser feito através do WhatsApp, telefone ou e-mail.

Para saber mais informações a respeito ou esclarecer alguma dúvida restante sobre como trocar a sua contabilidade, entre já em contato conosco!

Solicite um contato

Categorias

Serviços