Nas transportadoras, a contabilidade se diferencia em partes. Conheça estas particularidades e outros dados específicos. O porte do negócio é quem irá definir a complexidade do trabalho realizado.
A contabilidade é capaz de formar informações e controlar as atividades e os resultados de uma transportadora através de seus registros, independentemente do tamanho da transportadora na qual ela está agregada ou a qual ela presta serviços.
Os desafios começam já relacionados as alterações na legislação de transportes, sendo esta uma área com poucos especialistas. Nos últimos anos, diversas mudanças ocorreram, trazendo consigo novas leis e regras na emissão de documentos fiscais. A tributação para empresas de transportes é complexa. Alíquotas de ICMS mudam de estado para estado e a questão de subcontratações e re-despachos devem ser feitas de maneiras diferentes.
A folha de pagamento e o cuidado com os colaboradores em transportadoras é diferenciado, pois em grande maioria, estas trabalham 24 horas por dia e os mesmos necessitam se dividir numa escala de turnos. Alguns cuidados específicos devem ser tomados, como o cumprimento dos períodos de descanso, cálculos de adicional noturno e periculosidade.
A contabilidade nas transportadoras tem suas particularidades traduzidas no tocante a necessidade de se adequar as diferentes situações. Cada transportadora, referente ao seu tamanho, necessita de uma infraestrutura e logística diferente, sendo a análise de custos realizada pela contabilidade através das demonstrações contábeis, fator essencial para entender as particularidades de cada uma.
Uma das maiores diferenças se dá ao ativo imobilizado da empresa, pela maneira com a qual a empresa irá administrar estes bens, se serão comprados ou utilizados através de leasing, por exemplo. A renovação dos mesmos, por sua vez, ocorre também com maior frequência em relação a outras empresas de segmentos diferentes.
Por se tratar de uma área que possui legislação mais específica, não há tantos profissionais especializados unicamente para as atividades e mudanças que ocorrem em relação as empresas de transportes.
Contar com uma contabilidade especializada, diminui os riscos perante ao fisco e ao cumprimento das obrigações assessoriais que o mesmo exige. Além disso, um dos assuntos mais comuns nas empresas, a redução de custos, pode ser melhor atendida quando profissionais especializados e que conhecem quase que especificamente sobre os assuntos relativos, estão trabalhando e verificando riscos de controles internos.
Outro ponto, é a dedicação exclusiva, na qual os profissionais da empresa estarão diretamente e integralmente conectados a uma única entidade de negócio, podendo focar apenas no bem maior do próprio negócio, melhorando também a qualidade dos registros e relatórios contábeis.
A definição do regime de tributação para uma empresa transportadora deve ser cuidadosa e a melhor maneira de se encontrar o ideal é através de um planejamento tributário.
É necessário verificar dados como o tamanho da empresa em relação ao seu faturamento, número de empregados e bens do imobilizado. Através do levantamento de dados inicial é que se pode estruturar, juntamente cálculos e simulações o regime que melhor se encaixa no porte da empresa.
A Consulesp conta com profissionais especialistas nesta legislação, que poderão ajudar na escolha do regime tributário, para manter a transportadora dentro da lei. Peça um orçamento e confira outras informações.