O Brasil é um país conhecido por sua elevada carga de impostos, existem muitos tributos que precisam ser pagos, tanto a nível municipal como estadual. Esqueci de recolher os impostos da minha empresa, o que devo fazer? Hoje vamos responder essa pergunta, tão comum entre os empresários.
Acontece que a carga tributária é grande, então um ou outro imposto pode acabar passando batido. Ainda assim, o seu negócio poderá ser penalizado caso não siga as normas.
Se você não recolher os impostos de sua empresa corretamente poderá enfrentar uma série de dificuldades, como por exemplo:
Além dessas penalizações, a imagem de sua empresa ficará manchada.
Quando uma empresa atrasa o pagamento de determinado imposto, a primeira penalização é ser multada. Os valores geralmente são calculados conforme o tributo devido. A partir disso, são aplicadas elevadas taxas de juros.
E quando são diversos impostos atrasados, isso pode acabar sendo terrível para a saúde financeira da empresa. Imagina ter que pagar diversas multas de uma vez só? Ou parcelar tudo isso e encarar juros altíssimos? É uma péssima ideia!
Existem empresas que disputam diversas licitações, já que as obras públicas oferecem um bom retorno financeiro para o caixa. Além disso, ajudam a elevar o nome das empresas. Porém, quando os impostos deixam de ser arrecadados corretamente um problema surge: a marca será impedida de participar de procedimentos licitatórios.
Esqueci de recolher os impostos da minha empresa, o que acontece? Uma das penalidades é ir parar no cadastro de inadimplentes. Assim, vai ficar bem mais difícil para conseguir dinheiro emprestado e se conseguir as taxas de juros serão elevadíssimas. Dessa forma, será complicado colocar em ordem as contas da empresa.
Haverá uma investigação para identificar se realmente o recolhimento de impostos não foi feito por esquecimento ou devido à sonegação. Caso seja comprovado que a empresa agiu de má fé, então a Receita Federal ou a Secretaria Estadual da Fazenda podem denunciar a empresa ou funcionários envolvidos no esquema.
O melhor caminho a seguir é ter ao seu lado um escritório de contabilidade, que possa ser o responsável pelo recolhimento de impostos. Assim, o seu negócio poderá ir para a frente, sem enfrentar maiores problemas.
Quando os impostos não são recolhidos de maneira correta a empresa pode enfrentar problemas sérios. Por isso, é uma questão que deve ser tratada com responsabilidade. A Consulesp oferece tudo o que você precisa e com um custo acessível, entre em contato e peça um orçamento!