O que é e como fazer o DRE

Administrar uma empresa não é tarefa fácil e para ajudar a vida dos empresários muitos métodos para calcular os dados financeiros foram criados. Eles fazem com que seja possível analisar os gastos de entrada e saída diários da sua empresa, mensais ou até anuais, tudo dependendo da sua necessidade.

Para cada problema existe uma solução, isso se aplica principalmente no ramo empresarial. Deixando isso de lado, aqui iremos falar sobre DRE, muito usado na administração de empresas, apesar que ainda muitos empresários não sabem o que é. Por isso, a seguir iremos explicar.

O que é?

DRE é abreviação de Demonstração do Resultado do Exercício, é um documento que tem como objetivo detalhar o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa.

Para explicar de maneira mais simples, podemos dizer que ele apresenta de maneira resumida todas as operações feitas na empresa, como despesas, investimentos, custos e provisões apurados, deixando claro o resultado líquido da empresa.

O período que analisa costuma ser de 12 meses, começando em janeiro e indo até dezembro.  Caso seja de interesse do administrador, pode ser elaborado mensalmente.

Para que serve o DRE?

Sendo uma ferramenta contábil, ele auxilia o empresário a administrar a sua empresa, mas especificamente a verificar a saúde financeira dela, em outras palavras mostra qual o lucro ou prejuízo a empresa terá se seguir o que está sendo planejado.

Tendo isso em vista, vemos que essa ferramenta é de extrema importância para administrar o seu estabelecimento, pois com ele você poderá fazer previsões de onde e como deve fazer os investimentos, ou se será necessário demitir alguém para não fechar no vermelho.

Como fazer?

Os tópicos que devem contar em um DRE, assim com a sua ordem, são determinados por lei, por isso não se pode fazer alterações ou personalizar o seu conteúdo, não importando qual o tamanho da empresa. Em seguida, iremos listar como ele deve ser feito.

A primeira linha deve contar a receita bruta de vendas, e dela são subtraídas as devoluções de vendas, os abatimentos, os descontos comerciais, e por fim os impostos. O resultado que você obterá nessa parte se chama receita liquida de vendas.

Com a receita liquida de vendas em mãos, deverá subtrair o custo das mercadorias e dos serviços vendidos, obtendo assim o valor do lucro bruto. Do lucro bruto deduz-se todas as despesas operacionais, financeiras, gerais e administrativas da empresa. E soma as receitas operacionais, chegando assim ao lucro ou prejuízo operacional liquido.

A partir desse valor, acrescentaremos ou deduziremos os resultados não operacionais, por exemplo, participação de debenturistas, empregados, administradores, parte beneficiarias, entre outros. Chegando assim ao lucro líquido do exercício que é o objetivo final de toda DRE.

Aprenda a colocar em prática de uma maneira simples

A Consulesp pode facilitar a sua vida, tendo visto todos os benefícios que essa ferramenta trás e como sua aplicação é difícil, nós podemos realizar o DRE para facilitar a administração da sua empresa. Entre em contato.

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