O que é Fator R? Quais os benefícios?

Certamente, uma empresa precisa estar dentro de todas as normas e leis impostas. Por isso, se você tem uma empresa é preciso estar atento a toda contabilidade envolvida. Especialmente, no que diz respeito à tributação, que é onde o Fator R está.  Apesar de ser um assunto importante para todo negócio, muitos não sabem o que o Fator R significa, podendo prejudicar todo o ecossistema do seu negócio.

Então, preparei esse artigo para ajudar você a conhecer mais sobre o assunto, além de contar todos os benefícios e partes importantes que ele pode trazer para a sua empresa. Se quiser saber mais basta continuar a leitura.

O que você precisa saber sobre o Fator R?

O Fator R está no Simples Nacional, que é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos. Este regime é aplicado às Microempresas (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) e está previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Atualmente essa lei abrange todos os distritos federais.

Por isso, se você se encontra nessa posição é ainda mais importante você saber tudo sobre o Fator R.

O que é Fator R?

Então, o Fator R é um cálculo feito todos os meses com o objetivo de saber se uma empresa está encaixada na tributação do Anexo III ou no Anexo V do Simples Nacional. Essa divisão é feita da seguinte forma:

Portanto, o Fator R é importante para que as empresas não paguem menos do que devem, nem além. Inclusive, é importante fazer muito bem esse cálculo, já que você pode economizar bastante.

Quais os benefícios?

Além da economia, existem ainda alguns benefícios que esse cálculo trás para as empresas, que são:

  1. Menor porcentagem de tributação;
  2. Maior facilidade no pagamento de imposto;
  3. Incentivo aos empresários para aumentar sua folha de pagamento.

Então, quem determina o valor a ser pago pela empresa é a folha de pagamento. Ou seja, se a sua empresa se encaixa nas modalidades que já foram citadas, ao aumentar a mão de obra ou contratar de funcionários, diminui o imposto.

Como calcular o Fator R?

Certamente você pode achar que o cálculo do Fator R é algo difícil, mas não é. Na verdade, é relativamente simples, veja:

Fator R = Total da folha de pagamento acumulado nos últimos 12 meses / Receita bruta acumulada dos últimos 12 meses.

Contudo, tomar cuidado é fundamental. Isso porque se o valor repassado for inferior ao correto, a empresa fica sujeita a multa. Por isso, é importante ter atenção.

Por fim, se você preferir, recomendamos que você busque a ajuda de um profissional para não cometer erros. Para isso, você pode conhecer a Consulesp, uma empresa especializada em contabilidade para diversos seguimentos, incluindo Simples Nacional.

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online