Para você que deseja abrir uma empresa, o mais aconselhável é que se faça um planejamento tributário e nesse momento, conte com um profissional. Com uma análise precisa do tipo de negócio que irá abrir, o profissional contador conseguirá identificar seu regime de tributação adequado e mais viável.
O planejamento tributário, por sua vez, é uma das principais etapas quando se deseja abrir uma empresa, principalmente no nosso país pela alta carga tributária. Esse planejamento nada mais é que a escolha do regime de tributação dentro das alternativas válidas, visando reduzir ou evitar o ônus tributário.
Através do planejamento inicial que deve ser feito, a análise de mercado, junto do público que deseja atender é crucial para alavancar sua empresa. Desse modo, entenda se o que você irá prestar de serviços, produzir, vender, encontrará aceitação, bem como mercado, pensando sempre no longo prazo.
Com isso, podemos destacar a fidelização de seus clientes, oferecendo qualidade no seu trabalho, fazendo com que novas indicações surjam e os antigos clientes permaneçam. Um outro ponto chave é a constante revisão de processos, conversando com fornecedores, clientes e funcionários sobre a sua própria empresa – um garimpo de ideias.
Além dessas atitudes, deve-se revisar também os contratos vigentes com fornecedores, pesquisando por preços e condições de pagamento cada vez mais favoráveis. Assim, treinar seu pessoal ou até mesmo você procurar por aperfeiçoamento, é outra maneira de se garantir o melhor funcionamento e longevidade da empresa.
Quando o processo de abertura de uma empresa é iniciado, o planejamento tributário é tão importante pois faz parte da boa administração. Aliás, para que um negócio tenha sucesso, evitar dispêndios indevidos é imprescindível, visto que a relação entre custo e faturamento é a chave para bons resultados.
Assim sendo, seu negócio estará precavido e não pagará tributos em demasia, tudo dentro do que a legislação permite. Com isso, você atinge os pontos mais importantes: evitar o fato gerador do tributo, reduzir o montante e alíquotas, postergar o pagamento das obrigações pecuniárias.
O planejamento tributário é necessário para garantir também a sustentabilidade do seu negócio, reduzindo custos evitáveis, que por algumas vezes você pode não ter conhecimento. Ele permite a sustentabilidade, visto que reduz ou até elimina o ônus tributário que a sua empresa pode estar exposta.
Como dito, a elisão fiscal é uma atividade indispensável e necessita de experiência, além de conhecimento especializado. Fato esse consumado porque envolve mais que obrigações acessórias, há o dispêndio de dinheiro, o que pode prejudicar sua empresa futuramente.
Para isso, você pode contar com a Consulesp, aqui possuímos colaboradores capacitados e prontos para ajudar você a iniciar seu negócio.