A contratação de aposentados é uma prática comum no país, muitas empresas optam por este perfil, pois prezam pela experiência e prática, adquiridas em outras empresas ou na própria empresa contratante.
Conforme o tempo passa e o mundo se desenvolve, as pessoas aposentadas acabam adquirindo este direito ainda com vigor físico e mental, podendo prosseguir na profissão, trabalhando e colaborando com as empresas.
Manter ou contratar aposentados pode ser muito relevante quanto às informações geradas por estes funcionários ou os serviços desenvolvidos por eles. Diversos profissionais chegam na idade da aposentadoria com vigor, trabalhando normalmente e com um desempenho nivelado aos demais funcionários.
Quando se tem trabalhadores que mantenham seu padrão de trabalho mesmo após o aposento, manter ou contratá-los como colaboradores, agrega valor pela experiência que cada um tem e também pela prática conquistada ao longo de suas carreiras. Essas duas características são importantes também pelo fato de amenizarem riscos e falhas nos processos pelos quais eles irão se inserir.
Para as pessoas que se aposentam por tempo de trabalho ou idade com saúde, manter-se em atividade nos seus empregos ou encontrar de novos desafios é uma maneira de garantir uma renda maior e também conquistar auxílios especiais.
Os colaboradores aposentados tem em suas empresas uma série de benefícios, como auxílios médicos, convênios com empresas diversas, auxílios alimentação e transporte, entre outros, assim como os trabalhadores convencionais.
Geralmente, a primeira regra que se verifica, é a motivação do benefício, já que por sua vez, para voltar ao trabalho, a aposentadoria do indivíduo não pode ter sido por invalidez, sendo esta a única plausível de impedimento.
Além de seu salário, mesmo estando nesta condição, a contribuição previdenciária deve ser recolhida normalmente e na admissão, o órgão responsável não necessita ser informado. O aposentado deve também receber integralmente os valores recebidos antes da aposentadoria, caso execute a mesma função.
No retorno de um aposentado a uma empresa, é necessário que todos os passos iniciais, como: exame médico, inclusão em folha e depósitos relativos ao FGTS sejam feitos. Outro dado importante, é que a carteira de trabalho deve ser assinada.
Os registros em relação a admissão de funcionários nas situações especificadas acima podem ser realizados por empresas de contabilidade. Através destes profissionais é que todos os passos são indicados e as diretrizes de como a empresa deve prosseguir são repassados.
É uma alternativa para o empregador seguir a lei trabalhista.
Empresas de contabilidade são facilitadoras do processo, e a Consulesp atende aos diversos segmentos econômicos, contando com um setor pessoal completo para atender as necessidades e dúvidas que discorrem sobre os procedimentos contábeis de admissão dos aposentados.
Para garantir comodidade aos interessados, oferecemos a possibilidade de solicitar orçamento.