Os empreendedores brasileiros costumam reclamar que a nossa carga tributária é uma das mais pesadas do mundo, por isso muitos acabam indo pelo caminho errado e sonegando. Mas, quais os problemas em não emitir NF? Aqui você vai conhecer o que poderá enfrentar se fizer isso.
A Nota Fiscal é considerada uma ferramenta que o governo possui para fiscalizar e arrecadar impostos relacionados a compra e venda de mercadorias no país. Dessa forma, todos os empreendedores devem emitir corretamente, para manterem suas empresas legais.
Conforme o artigo 1º da Lei Federal 8.137/1990, a empresa que omite, adultera ou deixa de emitir a nota fiscal, em todas as suas operações, é considerada sonegadora de impostos. Dessa forma, a Receita Federal pode identificar a situação por meio de auditorias ou denúncias.
O ideal é que as notas fiscais sejam emitidas e armazenadas, para que possam ser consultadas facilmente quando houver necessidade. A partir disso, tentar driblar a carga de impostos é uma péssima ideia e pode prejudicar o futuro do seu negócio.
Quais os problemas em não emitir NF? Um deles é a possibilidade de sofrer com a aplicação de multas por parte da Receita Federal. O problema é que elas são compostas de juros moratórios, fazendo com que o pagamento se torne muito maior do que poderia ser.
A multa aplicada corresponde a 75% do valor das notas não emitidas, isso quando é comprovado que a empresa deixou de emitir de maneira intencional. Mas, quando as Notas Fiscais são emitidas com dados errados, então a multa é de 20%.
Quando uma empresa não emite notas fiscais pode acabar gerando desconfiança por parte dos clientes. Aliás, tem sido cada vez mais comum oferecer a nota na hora que a pessoa está no caixa, algo que não era popular até alguns anos atrás.
E fica pior ainda se a sua empresa for multada, isso vai gerar uma fama muito negativa para o seu negócio.
Quando as notas fiscais não são emitidas, isso pode gerar uma perda de garantias. Isso acontece porque no documento estão informações preciosas sobre os produtos. Dessa forma, quando a empresa não emite notas fiscais, pode ter problema com fornecedores.
Atualmente muitos consumidores ficam atentos para essa questão e compram apenas produtos com nota fiscal. De fato, é um detalhe muito importante, que dá mais segurança para as aquisições feitas pelos consumidores.
Deu para perceber quantos problemas você pode arrumar deixando de emitir NF? Além destes existem muitos outros.
Para evitar problemas com a Receita Federal é melhor ter ao seu lado uma assessoria contábil. Neste caso, a Consulesp é a melhor escolha do mercado, uma empresa confiável e que certamente trará benefícios para o seu negócio.
Entre em contato agora mesmo, nossa equipe fará um orçamento e então poderemos lhe ajudar.