Nacionalmente, os estados exigem uma série burocrática de avaliações, contudo, é muito amplo o número de pessoas que podem abrir uma empresa no país. Estando dentro dos requisitos básicos, sem pendências que possam travar a abertura do CNPJ, qualquer pessoa pode abrir uma empresa no Brasil, igualmente para estrangeiros.
Inicialmente, toda empresa deve ter um planejamento bem estudado e claro, adaptado as necessidades que ela terá e onde deseja chegar. Além disso, é importante investir corretamente e com prudência, para que os seus gastos acompanhem seu faturamento, não dando espaço para equívocos.
Quando se deseja realizar a abertura de uma empresa, alguns requisitos são necessários e assim, nem todas as pessoas podem abrir uma empresa. Listamos os principais pontos de atenção para que você não tenha problemas e consiga abrir sua empresa.
Quando se é menor de 18 e não emancipado, a pessoa só poderá constituir empresa se acompanhada de responsável maior que 18 anos, legalmente autorizado.
Nesse caso, empresários que entraram em falência e ainda não se recuperaram, são impedidos de constituir nova empresa.
Para pessoas físicas, é permitido realizar a abertura de empresas mesmo que esteja com alguma restrição financeira, ou nome negativado, como conhecemos mais.
Por fim, pessoas com problemas psicológicos ou envolvimento com ilícitos não podem, por lei, abrirem uma empresa em seu nome.
Esses são os principais tópicos a serem entendidos inicialmente, se você não estiver ingresso na lista de restrições, poderá abrir uma empresa tranquilamente. Por issp, consultar os órgãos competentes é sempre importante, assim você terá a devida afirmação de legalidade para iniciar seu empreendimento.
Quando o foco do negócio estiver bem alinhado, comece a investir com marketing para seu negócio, estudando seu público e o mercado que atua. Com isso, ficará fácil entender as necessidades do seu público-alvo e a maneira pela qual você conseguirá alavancar sua empresa conquistando-os.
Atualmente, com toda a tecnologia disponível a nosso favor, investir nas mídias e meios sociais é uma ótima opção para alavancar seus ganhos substancialmente. Não obstante, deve-se destacar que em contrapartida, aprimorar as relações interpessoais, fidelizar clientes e fazer com que eles compartilhem sobre seu trabalho ainda é importantíssimo.
Nessa etapa, é interessante que um profissional contador de confiança seja chamado, ele será o responsável por tirar dúvidas e iniciar os procedimentos necessários. Essa pessoa será capaz de entender também como você atuará no mercado, entender suas demandas fiscais e indicar as diretrizes a serem seguidas.
Entre em contato conosco da Consulesp e tenha toda a ajuda necessária para abrir a sua empresa e iniciar seu sonho. Fale com um de nossos colaboradores acessando nosso site e conheça todos os serviços que temos, tirando também suas dúvidas acerca dos processos de abertura.