Você sabe quando um médico deve emitir NF? Você descobrirá isso aqui. Além disso, saiba como ele deve realizar a emissão e quais as consequências, caso seja descumprido, já que é obrigatório por lei.
Para entender o que é uma nota fiscal e como você pode utilizá-la, é só continuar lendo.
É o documento responsável por registrar o fornecimento de produtos ou serviços. Sempre que for realizado qualquer tipo de prestação de serviço ou a venda de qualquer produto, deve ser feita a emissão da nota fiscal. Dessa forma, pode ser comprovado na justiça, caso haja a necessidade, de que o serviço foi prestado ou produto foi fornecido.
Além disso, é através dela que são realizados os recolhimentos de impostos. Por meio da emissão, será possível controlar as movimentações da empresa. Ao deixar de utilizar a nota, será considerado como sonegação de impostos, o que é um crime.
Ao realizar consultas ou exames particulares é necessário que o médico faça a emissão de nota fiscal sobre a prestação de serviço ao paciente. Isso se aplica a todos os serviços prestados ou produtos vendidos, não importa o valor. É obrigatório e exigido por lei que deve ser realizada a emissão desse documento.
Em todas as prestações de serviços e produtos deve ser realizada a emissão de nota fiscal. O descumprimento dessa ação pode resultar em uma pena de 2 a 5 anos de prisão.
Conforme a legislação que aborda sobre o Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas, ao prestar serviços ou vender mercadorias, devem ser emitidas notas fiscais ou qualquer outro documento que comprove a operação.
Se isso não ocorrer é caracterizado como sonegação de impostos, um crime contra a ordem tributária. Sendo assim, é obrigatória a emissão de notas ou recibos comprovando a prestação de serviço sempre que forem realizados.
É extremamente importante que todos os dados e informações estejam preenchidos corretamente e de forma clara. Sendo assim, no comprovante deve constar todos os dados do profissional ou da clínica, bem como as informações do paciente.
Com esse documento é possível comprovar judicialmente que foi realizado o serviço, caso seja necessário. Além disso, o documento pode ser utilizado para abatê-lo no IR.
As notas fiscais podem ser emitidas online, no site da prefeitura do município. Mas se o médico ou clínica preferirem, pode contar com uma empresa de contabilidade para realizar essa ação.
A Consulesp é uma empresa responsável e está presente no mercado da contabilidade para auxiliar no que for necessário. Por isso, se precisar dos nossos serviços, é só entrar em contato, faça um orçamento agora mesmo!