Regras para contratar funcionários temporários

Seja para substituir um funcionário ou então para ampliar a demanda, as empresas podem contratar trabalhadores temporários. Existem algumas regras relacionadas a este tipo de serviço, como período máximo do contrato e as atividades desenvolvidas. Veja outros detalhes sobre os funcionários temporários.

Como funciona a relação com um funcionário temporário?

A relação com o funcionário temporário é parecida com outros trabalhadores, mas não igual. É necessário que exista um contrato entre as partes, estando à disposição da autoridade fiscalizadora. O valor, o prazo e as atividades desenvolvidas devem ser tratados antes do serviço começar.

Essas regras não se aplicam aos contratos de experiência.

Previsto em Lei

A Lei 13.429, de 2017, chamada de Lei de Terceirização, facilitou a contratação de funcionários temporários. Mesmo assim é preciso seguir alguns passos básicos para não errar. Ela alterou alguns trechos da Lei 6.019, de 1974, que antes abrangia apenas trabalho temporário.

Condições para o trabalho temporário

O trabalho temporário é uma atividade desenvolvida por um trabalhador, prestando um serviço para completar a demanda ou então na substituição a um funcionário permanente. Dessa forma, podem ser contratados quando alguém estiver de férias ou como demanda complementar.

É preciso informar claramente o motivo que levou a contratação do trabalhador temporário junto ao contrato. Estes trabalhadores não podem prestar atividades diferentes das quais foram contratados.

Existe duração máxima

O contrato do trabalhador temporário não pode ser maior do que 180 dias, consecutivos ou não. Porém, o patrão poderá solicitar a ampliação do vínculo por mais 90 dias, fazendo com que o funcionário temporário fique 270 dias na empresa.

Quando o período máximo se esgotar, este trabalhador não poderá prestar atividades para a empresa durante 90 dias.

O que diz a CLT?

Os funcionários temporários possuem direitos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Dessa forma, possuem direitos como:

Mais exigências

Evite problemas com seu RH

A contratação de novos funcionários causa muitas confusões. Essa é uma questão que deve ser administrada pelo RH. E dependendo do tamanho do seu negócio, vale a pena contratar uma empresa para fazer este serviço.

A Consulesp pode te ajudar com todas os recolhimentos, regime tributário e pagamentos de impostos. A contratação de funcionários temporários também ficará mais fácil. Peça um orçamento e veja outros detalhes.

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online