A contabilidade para transportadora multirregional é muito mais do que simplesmente cuidar das finanças da empresa. Além disso, envolve todas as leis e normas vigentes relacionadas à prestação dos serviços.
Por isso, saiba agora o que deve ser considerado no momento de realizar a contabilidade de uma transportadora e quais fatores sofrem alterações, segundo o tipo de negócio. Entenda a tributação e outros assuntos importantes.
Se tratando de contabilidade para transportadora multirregional, existem diversos desafios, ainda mais que a legislação fiscal é complexa e muda constantemente. Além disso, em cada estado as alíquotas de ICMS mudam, as tributações para as subcontratações e redespachos, e todas as diferenças que envolvem os transportes.
Desse modo, qualquer erro e falha na emissão de documentos, como um Conhecimento de Transporte, pode gerar diversos problemas fiscais. Por isso, é necessário ter meios para auxiliar na geração e controle desses documentos, como um sistema emissor de CT-e, que seja simples e prático de usar.
Assim, será muito mais fácil a rotina de trabalho e trará muito mais segurança aos serviços, já que se evita erros.
Foi alterada a forma de emissão de Conhecimentos de Transporte, deixando de ser somente no papel e passando a ser digital. Assim, foi implementado o CT-e, o meio online de emitir esse documento. Desse modo, foram criadas normas técnicas de contabilidade para transportadora multirregional.
Portanto, as contabilidades precisam conhecê-las e estar sempre atualizadas sobre as constantes mudanças das leis e regras no setor de transportes. Essas alterações afetam a rotina de trabalho das transportadoras, por isso, é necessário ter profissionais contábeis atentos.
A análise dos custos é importante para que eles possam ser minimizados, sem perder a qualidade da prestação de serviço. Desse modo, é possível saber qual a melhor decisão a ser tomada nesse momento. Por isso, deve ser feita a correta classificação de custos para o melhor controle financeiro.
Sendo assim, devem ser considerados os seguintes custos de contabilidade para transportadora multirregional:
Além desses, há outros custos que devem ser considerados no momento de determinar os gastos da transportadora multirregional.
A logística está relacionada a infraestrutura em todas as regiões do país, ou seja, nas condições das estradas e nas condições de tráfego. Dessa forma, é necessário verificar as melhores formas de chegar até o destino.
Além disso, é necessário garantir a segurança da carga e do caminhão, contratando seguros para evitar que a falta de infraestrutura, além da criminalidade ou o risco de acidentes e erros dos motoristas. Enfim, são condições que afetem a prestação de serviço ou na perda dos produtos.
Somos uma empresa de contabilidade que dará toda a assistência que a sua transportadora precisa. Sempre nos atualizamos quanto as leis e normas, para poder oferecer o melhor resultado. Dessa forma, entre em contato para conhecer os nossos serviços!