O Coronavírus tem levado muitas empresas a situações desesperadoras. As lojas, por exemplo, muitas delas, que não são voltadas para serviços essenciais, precisaram ser fechadas por alguns dias. Assim, os empreendedores precisam estar atentos para evitar o pior.
O setor de viagens e turismo aparece como o mais atingido, assim, as companhias áreas estão entre as que mais sentem. Aliado a isso, a indústria da hotelaria é outra que luta para sobreviver a este momento sem clientes.
O segmento do varejo é outro que apresenta dificuldades neste momento, já que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é para que as pessoas fiquem em casa. Além disso, a construção civil, alimentação fora do lar e moda também sofrem.
Para impedir que o Coronavírus avançasse com ainda mais força no Brasil, governos estaduais e municipais tomaram diversas medidas contra aglomerações. Esse foi um dos efeitos do Coronavírus nas empresas, já que muitas delas foram obrigadas a fechar.
Se o segmento de atuação do seu comércio não precisou ser interrompido, ainda assim às vezes é preciso tomar alguma medida contra o Covid-19. Por exemplo, é possível que tenha adotado o sistema de meia jornada, para que um número menor de pessoas esteja concentrada no espaço ao mesmo tempo.
E com esses decretos, em muitas cidades as linhas de ônibus foram interrompidas. Ou seja, os trabalhadores que precisam do transporte público para irem até as empresas ficaram impedidos de realizarem suas atividades.
Se a sua empresa trabalha com computadores em escritórios, então poderá implementar o estilo home office durante a crise do Coronavírus. Assim, todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais poderão ser feitas em casa. Aliás, algumas empresas estão entregando notebooks para que os colaboradores possam trabalhar.
O home office deve seguir todas as leis trabalhistas, ou seja, o tempo da jornada de trabalho deverá ser respeitado. É preciso permitir que os funcionários parem para almoçar e tomar café. Às vezes é possível negociar com eles em relação aos horários de serviço, possibilitando alterações.
Neste momento os empreendedores devem buscar medidas como a redução de custos, evitando os encargos desnecessários. Por exemplo, se existe TV por assinatura na sua loja, cortar é uma saída.
Se possível, tente trabalhar no estilo voucher, onde as pessoas podem comprar um serviço com desconto durante a pandemia do Coronavírus. Elas vão pagar menos, mas você estará lucrando e realizará o serviço só depois.
Esteja de olho no marketing digital, que pode ser uma saída para manter seus clientes fiéis ligados a empresa. Utilize as redes sociais neste momento.
Para superar os efeitos do Coronavírus nas empresas é preciso tomar algumas medidas de contenção. Se você tem alguma dúvida em relação aos tributos e pagamentos nesse período, entre em contato agora mesmo com a Consulesp e resolva todas as pendências.