Quais impostos pagam um médico?

O nosso país possui um regime tributário complexo, além de ser um dos que mais cobram impostos por produtos e serviços. Por isso, é necessário prestar muita atenção nas cobranças. Portanto, saiba aqui quais os impostos pagam um médico.

Sendo assim, entenda agora como é realizada a tributação para os médicos e quais os regimes tributários que podem ser optados. Assim, para ter todas essas informações, é só ler esse post.

Quais impostos pagam um médico?

Os impostos que pagam um médico variam conforme o sistema de tributação escolhido. Além disso, o registro como pessoa física ou jurídica também vai influenciar na cobrança de impostos.

Desse modo, isso vai impactar no Imposto de Renda cobrado, além de que se tiver funcionários, deve ser pago o valor referente ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Se tiver uma clínica médica, deverá ser pago o Imposto Sobre Serviços (ISS), que varia conforme cada município. Além disso, há o COFINS, que incide sobre a receita bruta da clínica.

Pessoa Física

Se o regime tributário for como pessoa física, as cobranças são feitas através do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), conforme o que consta no Livro Caixa das atividades fiscais. Será através desse registro que constarão todas as informações referentes a pagamentos e recebimentos.

Além disso, se possuir uma clínica, deve constar as despesas com funcionários, aluguel, água, energia e telefone, além dos materiais que são usados. Sendo assim, esses são os impostos que pagam um médico com registro de pessoa física.

Pessoa Jurídica

Se o médico tiver registro como pessoa jurídica, vai depender do regime tributário que optar para serem cobrados os impostos, seja pelo Lucro Real, Simples nacional ou Lucro Presumido. Dessa forma, os impostos que pagam os médicos, conforme os regimes tributários são:

Lucro Real: de acordo com o lucro líquido da empresa será realizado o cálculo tributário. Com base nisso são feitos os cálculos para o Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).

Simples Nacional: o ideal é optar por esse tipo de regime tributário é se o faturamento anual da empresa for menor que R$ 4,8 milhões. Dessa forma, é realizado um cálculo único para: IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, ICMS, IPI, CPP e ISS.

Esses cálculos são feitos com base em uma tabela, na qual é considera a faixa de renda bruta da empresa para cada alíquota.

Lucro Presumido: esse regime é mais simplificado para clínicas médicas. O cálculo é realizado sobre uma certa margem de lucro e as alíquotas variam conforme o ramo da atividade exercida. Assim, a tributação é realizada através do IRPJ e CSLL, para as empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.

Encontre uma contabilidade para médicos

Na Consulesp podemos fazer a gestão das suas finanças, seja médico autônomo ou que tenha clínica médica. Por isso, entre em contato para saber mais. Ou pela um orçamento agora mesmo!

Solicite um contato

Categorias

Serviços

Orçamento Online