A emissão de notas fiscais é importante para se ter o controle da entrada e saída de mercadorias. Com disso, o governo também controla as movimentações da sua empresa, seja ela física ou digital. Dessa forma surge uma dúvida: quantas notas fiscais um e-commerce pode emitir?
Para responder essa pergunta, vamos explicar como um e-commerce pode emitir notas fiscais, e assim saberemos quantas poderão ser emitidas. Sendo assim, continue lendo esse texto para ficar por dentro de tudo.
Um e-commerce, sendo uma loja que vende produtos online, emitirá notas fiscais de venda de mercadorias. Estas notas serão de modelo 55, que identifica a operação de venda/faturamento de produtos.
A emissão das notas fiscais está vinculada à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado. Dessa forma, serão cobrados Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Segundo a Lei Federal n. 8.846/1994, é obrigatório emitir notas fiscais. Independente do produto e do seu valor, será necessário enviar uma nota para a comprovação de que a mercadoria foi vendida pelo valor constatado. Dessa forma, garante que a venda foi feita e que o produto foi comprado por quem está registrado na nota.
Isso traz segurança para as vendas. Além de que, com a comprovação legal da nota, você garante que seu produto foi vendido para tal comprador. Assim não restam dúvidas da confiabilidade de seu serviço e da sua credibilidade do seu e-commerce.
Para poder emitir nota fiscal para e-commerce é necessário seguir dois passos:
Obtenha um certificado digital: é o meio digital que você assinará todos os documentos digitais do seu negócio, assim como a nota fiscal. Sendo assim, funciona como uma assinatura digital, certificado por órgãos determinados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP), como o Serasa e os Correios.
Faça um cadastro na Secretaria da Fazenda: pode ser feito através do site da Secretaria da Fazenda. Ele habilita automaticamente para você realizar testes de integração.
Contrate um emissor de nota fiscal: assim que os dois passos anteriores estiverem concluído e liberados, você já pode emitir suas notas fiscais através do emissor que escolher.
Não há um número limitado de notas fiscais que um e-commerce pode emitir. Você deverá lançar uma nota a cada venda de produto, ou seja, quanto mais mercadorias vender, mais notas serão emitidas. Sendo assim, cada mês haverá uma quantidade diferente de notas lançadas.
Agora que você já sabe quantas notas fiscais um e-commerce pode emitir, o seu trabalho fica mais fácil.
Para lhe ajudar a emitir notas fiscais e auxiliar sobre o assunto, a Consulesp é uma empresa de confiança, com conhecimento e credibilidade para resolver todos os assuntos tributários do seu e-commerce. Entre em contato e peça um orçamento.