Começar uma empresa sozinho e do zero definitivamente não é algo fácil, uma tarefa que exige muito esforço e perseverança para que possa um dia finalmente dar resultados – os quais podem vir mais rápidos com sócios. Por isso, é importante saber em qual nível a sua empresa se encaixa e, a partir disso, para impulsioná-la mais ainda, ter ciência de quantos sócios a sua empresa pode ter.
Algumas empresas acabam contando com diferentes tipos de sócios, em que cada um destes acaba executando uma função diferenciada dentro do negócio e fazendo com que a empresa esteja estabilizada em tal área. E é por isso que, muitas vezes, ao se ter sócios especializados em diferentes áreas, a sua empresa acaba por ter maiores chances de crescer e alcançar sucesso em diversas categorias e como um todo.
Existem duas principais categorias de sócios: o sócio-administrador e o sócio-quotista.
O sócio-administrador é aquele que fica à cargo de desempenhar e desenvolver todas as funções administrativas de uma empresa, conduzindo diariamente o negócio no qual está envolvido. Além disso, é ele o responsável por assinar documentos e responder legalmente pela sociedade, além de cuidar também de algumas partes do setor financeiro como, por exemplo, a realização de empréstimos.
Já o sócio-quotista não possui nenhuma responsabilidade nas questões administrativas de gestão de uma empresa. Mas, mesmo assim, este possui poder para realizar todas as atribuições do sócio-administrador, mesmo que não tenha participação nos lucros e prejuízos que a empresa.
O sócio é aquela pessoa que vai lhe acompanhar e ajudar você e a sua empresa a crescer cada vez mais no mercado e, por isso, é importante manter neste cargo pessoas que possuam o mesmo objetivo que você. Ter ao lado um sócio que quer chegar aonde você quer chegar e que trabalha para o crescimento da empresa, faz com que tudo acabe fluindo naturalmente dentro dos negócios.
Bom, uma resposta mais curta e direta para esta pergunta é: não há um limite de sócios que possam compor uma empresa. Mas, apesar disso, é importante colocar tal responsabilidade somente em pessoas que você possua uma certa confiança, que você enxergue um potencial e que possa contar com esta para o crescimento absoluto da empresa e, também, para soluções nos momentos mais difíceis.
Não existe uma lei que especifique exatamente o limite máximo de sócios que uma empresa pode ter, então fique tranquilo em relação à isso. A sua empresa pode atuar como sócia de outra empresa ou, até mesmo, você pode acabar escalando diversos sócios em diversas áreas.
Só há uma exceção: Microempreendedores individuais não podem tocar a sua empresa e serem sócios de outras.
Esperamos ter lhe ajudado com dúvidas referentes ao mundo empresarial e corporativo. Se você tem uma empresa com quadro societário ou busca alguma regulamentação, entre em contato com a Consulesp, podemos lhe ajudar em tudo que envolve a questão administrativa. Peça já um orçamento.